[vc_row][vc_column][vc_column_text]A lesão do manguito rotador é uma das causas mais comuns de dor no ombro na população em geral, acomentem de 16 a 34% da população. Além disso, a ruptura dos seus tendões pode ocasionar fraqueza do ombro. Em conjunto com a dor pode limitar as atividades diárias como vestir-se, pentear o cabelo entre outras.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”15px”][vc_column_text]O que é o manguito rotador?
O manguito rotador é um conjunto de tendões: supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, que envolvem e englobam a parte superior do úmero. Tem como função manter o úmero em contato com a escápula e ajuda na movimentação do ombro[/vc_column_text][vc_empty_space height=”15px”][vc_column_text]Como ocorre esta doença?
A lesão mais comumente ocorre de maneira progressiva sem episódio traumatico. No entanto pode ocorrer decorrente de trauma direto ou indireto como nas luxações do ombro, principalmente em pacientes com idade superior a 40 anos.[/vc_column_text][vc_single_image image=”287″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”zoom” css_animation=”fadeIn” css=”.vc_custom_1476404422659{margin-top: 25px !important;margin-bottom: 25px !important;}”][vc_column_text]Quais os sintomas?
A dor é o principal sintoma da lesão do manguito rotador, em geral, localizada região anterior que irradia para a inserção do deltoide, nos casos de longa história de lesão, pode apresentar dor posterior na região do músculo trapézio por mecanismo compensatório. É exacerbada com atividades que envolvem elevação do membro superior acima da cabeça (por exemplo: escovar os cabelos) e , além disso, piora a noite, em geral, o paciente tem dificuldade de achar uma posição do ombro para que consiga dormir.
Outra queixa frequente associada é a rigidez nos últimos graus do arco de movimento devido a dor, essa, mais frequente nas lesões parciais. O paciente também pode referir perda de força ou fraqueza principalmente à elevação do ombro acometido.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”15px”][vc_column_text]Quais outras doenças podem causar sintomas semelhantes?
Tendinopatia calcárea, osteoartrose do ombro, capsulite adesiva ou ombro congelado, osteoartrose acromioclavicular, fraturas do úmero proximal, luxações do ombro.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”15px”][vc_column_text]Como é o tratamento?
Caso você tenha uma lesão de manguito rotador e continuar utilizar o membro pode lesar ao aumento da lesão ao longo do tempo. Dependo da lesão existem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para lesão dependendo do tipo, nível de atividade e idade. E o resultado do tratamento também varia de acordo com as características da lesão.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]