O ácido hialurônico é uma substância normalmente encontrada no fluído circundante das articulações sinoviais e atua como lubrificante das mesmas, diminuindo o atrito e impacto durante os movimentos articulares.

A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico é um tratamento realizado para diminuir a inflamação e a dor de articulações sinoviais que evoluem com algum tipo de desgaste ou sobrecarga. Nesses pacientes, a concentração do ácido hialurônico diminui, mudando as características do líquido sinovial e consequentemente causando dor local.
Existem várias marcas de ácido hialurônico no mercado hoje que variam de peso molecular, modo de fabricação e volume aplicado. Há também variação do número de aplicações articulares que podem variar de 1 a 5 doses, aplicadas com intervalo de 1 semana entre elas.
Efeitos adversos são raros e dependendo do grau de desgaste do paciente, o efeito pode durar por meses ou até anos após a aplicação, quando o procedimento poderá ser repetido para novo alívio dos sintomas.